Correio Popular Notícia



COLETIVO
Autoridades debatem transtornos causados por greve

Data da notícia: 02/04/2014
Foto:

(Josias Brito) A greve no transporte coletivo foi tema de debates na manhã da última segunda-feira (31) entre os vereadores, representantes da Compentax e os motoristas. ?Está aí o reflexo da paralisação da categoria. A cidade vira o caos?, disseram os vereadores. A reunião contou com a participação dos vereadores Nilton Cezar Rios (PSB), Márcia Regina de Souza (PT), Sílvia Cristina Amarcio Chagas (PDT), Lorenil Gomes da Silva (PSC), Adilson do Sesp (PTB), Joaquim Teixeira (PMDB), Joziel Carlos de Brito (PMDB) e Jessé Medonça (PDT).

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140402-151.jpg[/IMG] A greve dos motoristas e cobradores da Empresa Compentax iniciou na manhã da última segunda-feira (31). Os motoristas e cobradores de ônibus, que atendem toda a área Urbana de Ji-Paraná, paralisaram 100% das atividades de transporte coletivo na cidade. O objetivo da greve é a falta de aumento salarial, pagamento de horas extras e melhores condições de trabalho. Os trabalhadores reivindicam reposição de perdas salariais em 30%, incorporação da inflação, adiantamento salarial de 40% no dia 22 de cada mês, implantação de uma cesta básica, dentre outras reivindicações.
O sindicato criticou as condições de trabalho e a insegurança enfrentada pela categoria no município, pediu intervenção dos vereadores nas negociações para encerrar a greve, junto a Empresa e o Poder Executivo do município. A vereadora Márcia Regina (PT) que participou da reunião, disse que esta aguardando a reunião com o prefeito Jesualdo Pires, para definir sobre os cinco pontos de sugestão de interferência pública para que possa voltar a normalidade. "Greve é um direito dos trabalhadores, mas a população não deve ser prejudicada por isto. Tem que sair do lucro dos empresários", avaliou a vereadora.
O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) enfatizou a necessidade de melhorias o mais urgente possível, no transporte coletivo em Ji-Paraná, já que o mesmo, segundo o vereador, encontra-se em estado deplorável e, com a greve deflagrada pelos motoristas da empresa, estudantes, idosos e usuários em geral estão sendo prejudicados em seus deslocamentos pelos bairros da cidade. O vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB), que também participou da reunião com os representantes da empresa, os motoristas e cobradores, disse que durante o encontro ficou definido que os vereadores irão fazer uma ponte entre os motoristas, empresa e o Prefeito Jesualdo Pires, para tentar, juntamente com o poder executivo, chegar num acordo para o fim da greve.

CONCORRÊNCIA - O presidente da empresa que tem a concessão do transporte no município, Walter de Freitas, afirma que a companhia não tem condições de atender às reivindicações dos funcionários por encontrar problemas na captação de recursos devido a concorrência com outros meios de transporte, como os mototaxistas e táxi lotação. Conforme Walter, para solucionar o impasse seria necessário a isenção de impostos por parte da prefeitura, o corte no repasse feito à Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) que o município volte a adquirir cerca de 50 mil vales transportes para os funcionários, além do aumento na tarifa, que é de R$ 2,60. ?Precisamos desta adequação, pois atendemos as classes menos favorecidas de forma gratuita, como manda a lei, e os outros meios de transporte não?, afirmou o presidente da Compentax.

Fonte:






Noticia vista 1380 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.